Xangô
Xangô é o Orixá da justiça, e contado que Xangô teve três esposas Oxum, Iansã e Obá.
Xangô tem como lugar as pedreiras.
E representado, por um velho sentado em uma pedra segurando a tabua dos 10 mandamentos. De sua falange o mais conhecido e Xangô Kao.
Cores:Vermelho
Guia: Contas de cristais vermelho escuro.
Vestes: De cor branca e vermelho.
Local: Pedreira.
Bebida: Vinho tinto.
Iemanjá
Iemanjá, é um dos Orixás mais conhecidos, quem nunca ouviu falar, da rainha dos mares?
Sua falange consiste de sereias e princesas do mar.
Na umbanda é conhecida pelo seu canto (que parece mais um choro) quando chega ao conga.
Que filhos de Umbanda não reverenciam Iemanjá ao por o pé nas águas grandes( o mar).
Sua imagem na umbanda é a de uma moça de cabelos pretos e longos e um longo vestido azul.
Cor: Azul e Branco.
Guia: Contas de cristais azuis ou azuis e brancos.
Flores: Margaridas, Rosas...
Veste: Roupa azul ou vestido azul.
Local: Mar e oceanos.
Iansã
Deusa dos raios e trovões, Iansã Deusa guerreira.
Pois quando incorporada tem a postura de uma guerreira que está chamando os raios.
Pode também ser vista na linha das águas.
Cor: roxo e azul escuro.
Guia: contas de cristal roxo.
Veste: Roupas e vestidos roxos.
Flores: Lírios e flores roxas em geral.
Oxum
Senhora das águas doces, rios e cachoeiras.
Mulher de aparência serena, quando incorporada tem-se a impressão de ter sido uma mulher que muito sofreu.
Cor: amarelo ouro.
Guia: Contas de Cristais douradas.
Vestes: Roupas com predominacia do amarelo ouro.
Flores: Cristâneos amarelos e todas as flores amarelas.
Local: rios e cachoeiras.
Oxossi
Oxossi, Orixá das matas e da caça,
conhecido também por suas vitórias contra a demanda.
Trabalha na linha de cura, pois os índios e caboclos têm vasto conhecimento pelas doenças terrenas.
É muito raro encontra Oxossi em um terreiro de umbanda, ele e representado pelos nossos queridos caboclos.
Cor: Verde claro, Verde flor ou Verde bandeira.
Guia: Contas de cristais verdes ou verdes e brancos.
Vestes: Roupas verdes e branca ou totalmente verdes.
Flores: Samambaia, folhagens e flores em geral.
Local: Matas e florestas.
Bebida: Cerveja preta.
Comida: giló, quiabo, mandioca e demais legumes e verduras cozidas.
QUEM É OLORUM?
Olorum não é propriamente um orixá.
Não tem filhos na Terra e, por isso, não se manifesta isto é, não “baixa” em ninguém.
Não participa do cerimonial do Candomblé, não exige oferendas nem comidas caprichadas ou vestimentas especiais.
Na verdade, Olorum - que alguns chamam de Olodumaré está acima dessas e de outras necessidades materiais.
Senhor de todas as coisas, ele é o princípio criador.
Sem sua permissão, Odudua - orixá que ora se apresenta como homem, ora como mulher - não teria gerado o mundo, nem Oxalá poderia dar vida aos homens.Olorum não é homem nem mulher, não tem características humanas, nem se envolve nos problemas do dia-a-dia.
Sua única ligação com os homens acontece por intermédio dos orixás e do arco-íris - que, segundo a lenda, ele criou especialmente para esse fim, em apenas quatros dias.
Contam as lendas que a Oxalá, primeiro filho de Olorum, foi confiada a tarefa de criar o mundo em que vivemos.
Olorum deu a Oxalá um punhado de terra dentro de um caracol, um camaleão e uma galinha de cinco patas para que executasse sua missão.
Mas Oxalá, sempre ativo e obstinado, recusou-se a fazer oferendas a Exu, o “mensageiro” do Candomblé, que jurou vingança e o deixou com uma terrível sede.
Para saciá-la, Oxalá bebeu da seiva de uma palmeira e, embriagado por ela, acabou se esquecendo de sua missão, então executada por Odudua, seu irmão mais novo e grande rival.
Quando a bebedeira passou, Oxalá, inconformada com a trapaça, foi contar a Olorum o que tinha acontecido.
Então, o grande pai, para consolá-lo, encarregou-o de criar o homem. Foi o que ele fez: modelou os corpos em argila e insuflou neles o ar da vida.
No entanto, às vezes, ele voltava a se embriagar com a seiva da palmeira, mesmo durante o trabalho.
Com isso, acabou esculpindo figuras deformadas ou as retirava do forno antes do tempo. Por esse motivo, todas as pessoas com defeitos físicos contam com sua proteção.
Em duas de suas formas - Oxaguiã, o jovem brincalhão, sensual e idealista, ou Oxalufã, o velho calmo e experiente - Oxalá é o pai sábio e sereno, conselheiro nas horas difíceis.
Generoso, incapaz de julgamentos apressados, ele costuma ser associado à imagem de Jesus. Ele envoca tranqüilidade e silêncio, pois não suporta barulho, disputas e violência.
Também não tolera a cor vermelha e, por isso, não “baixa” quando suas filhas estão menstruadas. Mas cuida bem delas no período da ovulação e na hora do parto - ele é o deus da fecundação.
Dono absoluto da vida, da morte e do renascimento, Oxalá é a última instância do Candomblé a que se pode recorrer. O que ele decidir, está decidido.
Seus filhos herdam dele o equilíbrio, o desejo de uma vida amorosa estável e sólida, além do idealismo e da serenidade.
Dia consagrado: sexta-feira.Cor: branco.Saudação: Epaô Baba!Ferramentas: jóias em prata, caramujo, sol, cajado, pomba de prata, moedas e búzios.Oferenda: canjica branca e merengue.Número: 08 e seus múltiplos.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
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